segunda-feira, 12 de julho de 2010

DIÁRIO DE MARÍLIA (SP)

29/06/2010 07:00:04
Socorro Lira canta Zé do Norte
Cantora resgata a obra do matuto paraibano em Lua Bonita

Quem não conhece “Mulher Rendeira”, “Sodade, Meu Bem, Sodade”, “Lua Bonita”? Ao ouvir o 4º volume do projeto Memória Musical da Paraíba, da cantora Socorro Lira o público irá se surpreender com a dinâmica com que se apresentam as composições de Zé do Norte, um dos mais importantes compositores paraibanos.

“Lua Bonita - Zé do Norte, 100 Anos” homenageia o compositor e dá ao público a oportunidade de passear por vários gêneros com muita leveza. Em entrevista ao Jornal Diário, Socorro Lira que nasceu na zona rural de Brejo do Cruz, na Paraíba e há quase dez anos se dedica a projetos culturais, conta da importância da disseminação da música.

Socorro diz que o que ficou conhecida como música nordestina foi o forró, o baião, o xote. Mas, vai muito além disto. Tem as congadas, reisados, cantoria de viola, gêneros não tão divulgados. E, Zé do Norte é um desses nomes que tinha o olhar sobre o Brasil. Isto beneficiou Socorro a passear pela diversidade rítmica e melódica do interior do Brasil.

Ela diz que a linearidade pode ser trabalhada. No CD os ritmos descem para a poesia e em outros momentos acelera novamente, lembra um pouco como acontecem as festas no Nordeste. “Lua Bonita” traz 12 faixas, todas de Zé do Norte.

Mas, antes de tudo, Socorro Lira é cidadã. Antes da arte como profissão - se vale da poesia e da música que escuta para se expressar - ela se coloca como pessoa nascida no sertão da Paraíba, no Brasil, na América Latina e foi nos movimentos sociais que aprendeu e foi formada com visão crítica. Uma pessoa inquieta, inconformada, por isso o que canta tem a ver com esta realidade e riqueza de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você sabe sobre o cmpositor Zé do Norte?