segunda-feira, 12 de julho de 2010

JORNAL ESTADO DE MINAS (MG)

Memória da música popular
A cantora paraibana Socorro Lira lança o disco Lua bonita, com repertório de canções de Zé do Norte, autor de clássicos como Mulher rendeira e Sodade, meu bem, sodade.

Por Eduardo Girão, 10 de julho de 2010.

O paraibano Zé do Norte compôs e adaptou canções que se tornaram bem conhecidas do público brasileiro, como Mulher rendeira e Meu pião. Foi gravado por gente como Raul Seixas, Caetano Veloso, Inezita Barroso, o pianista francês Michel Legrand e a cantora norte-americana Joan Baez. “As pessoas se lembram de Mulher rendeira e acham que outras canções, como Sodade, meu bem, sodade, são do Caetano. Zé do Norte está totalmente esquecido”, afirma a cantora Socorro Lira, conterrânea que acaba de lançar Lua bonita (Liraprocult), disco em que revisita parte da obra dele.

“Ouço Zé do Norte desde criança, pois tocava no rádio. Em São Paulo, porém, foi onde tive maior contato com a obra dele. Fiquei impressionada com a visão de Brasil dele, em termos de música. Na década de 1950, ele começou a levar para o rádio linguagem considerada inculta, por ser do povo. Nem era tido como arte. Isso foi muito revolucionário. A principal contribuição dele foi afirmar positivamente esse tipo de expressão cultural, que não fazia parte da ‘corte’ e era cantada por matutos, estava em terreiros de candomblé. Foi um dos grandes propagadores da identidade brasileira”, analisa ela.

Lua Bonita tem 11 de suas 12 faixas identificadas com os respectivos gêneros (coco, maxixe, xote etc). “Aprendi com Zé do Norte a fazer isso. Assim dá para imaginar imediatamente onde cada música foi feita. A música brasileira é muito diversificada e nem sempre isso foi bem observado. No entanto, ele soube explorar isso muito bem”, explica a cantora. A exceção fica por conta da última, O poeta, que consiste de versos recitados pelo próprio artista em 1977, durante entrevista concedida à Rádio Jornal do Brasil, em Salvador.

O repertório é aberto com Meu pião e prossegue com canções como Rainha de tamba, Mulher rendeira, No reino de Iemanjá, Sapato de algodão e Vai ver quem chegou. Convidados especiais dão toque especial às canções Lua bonita (Geraldo Azevedo), Sodade, meu bem, sodade (Vanja Orico), São Jorge e a Lua (Zé Paulo Medeiros), Balança a rede (Sandra Belê) e Flor do campo (Elba Ramalho). Os arranjos são de Júlio Caldas em colaboração com os instrumentistas Lifanco, Olívio Filho, Ricardo Vignini, Zé da Flauta, Cássia Maria, Rosa Macedo, Ana Eliza Colomar, Jorge Ribbas e Bruno Serroni, que colaboram no disco.

Pesquisa Além de ter lançado seis discos autorais (um deles, Cores do Atlântico, circulou apenas na Europa), Socorro é idealizadora do projeto Memória Musical da Paraíba, cujo foco está nos artistas tradicionais de sua região natal. A iniciativa já rendeu os CDs Ciranda, coco-de-roda e outros cantos (com o canto-dança da comunidade de Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande; 2003), Pedra de amolar (obra inédita em homenagem ao compositor Zé Marcolino; 2004) e Desencosta da parede (da mesma comunidade de Alagoa Grande; 2007). Luz bonita é o mais recente trabalho dessa série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você sabe sobre o cmpositor Zé do Norte?