sexta-feira, 28 de maio de 2010

IMPRENSA


Lua Bonita – Zé do Norte 100 Anos
MEMÓRIA MUSICAL DA PARAÍBA, vol. 4.


RELEASE


SOCORRO LIRA, INTÉRPRETE

Em quase 10 anos dedicados à arte em projetos culturais individuais e coletivos, Socorro Lira vem consolidando uma carreira bastante promissora tanto no Brasil quanto no exterior.

São seis trabalhos autorais publicados: CD´s, "Cantigas" (2001); "Cantigas de Bem Querer" (2003); "Intersecção - A Linha e o Ponto" (2006); "As Liras Pedem Socorro" (2007), e “no terreiro da casa de Mãe Joana” (2009); Cores do Atlântico, este último lançado somente na Europa (2010, Pai Música www.pai-musica.com, Galiza/Espanha)

Sua determinação em contribuir para promoção da cultura nordestina fez com que idealizasse o Projeto “Memória Musical da Paraíba” através do qual convive e trabalha com artistas e grupos tradicionais da sua região. Essa iniciativa já rendeu os CDs “Ciranda, Coco-de-Roda e Outros Cantos” – Vol. 1, com o canto-dança da comunidade de Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande – Paraíba (2003); “Pedra de Amolar”, Vol. 2, da obra inédita e em homenagem ao compositor Zé Marcolino (2004); “Desencosta da Parede”, Vol. 3, também da comunidade de Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande – Paraíba (2007).

E agora, em 2010, lança o 4º volume do projeto MMPB, o CD “Lua Bonita, em homenagem ao compositor paraibano Zé do Norte, lembrando o seu primeiro centenário de nascimento (1908-2008).

CD LUA BONITA - Zé do Norte, 100 Anos

O homenageado, que nasceu em Cajazeiras, sertão da Paraíba, via o Brasil por completo; já no seu tempo, suas canções davam conta da riqueza musical do Brasil de dentro:

“Se hoje temos a necessidade e o dever de olhar para essas coisas que vêm do “interior” - visto que nos encontramos sem rumo em meio às encruzilhadas modernísticas e mercadológicas - Zé já o fez muito antes quando macumba, jongo, coco, catimbó, batuques... era coisa de um povo que não tinha voz fora dos espaços onde essa cultura ficava aparentemente resignada, embora viva e revolucionária como nunca”. (Socorro Lira).

Aquele "matuto" enxergava o mundo à frente de seu tempo. Importante lembrar dos versos de "Mulher Rendeira", tema tradicional por ele recolhido e adaptado, que há mais de 50 anos levou Zé do Norte ao reconhecimento internacional, sendo regravado por artistas como Joan Baez e Michel Legrand. Suas canções também ganharam o mundo nas vozes de Nana Caymmi, Maria Bethânia, Raul Seixas entre outros nomes da MPB. Alfredo Ricardo do Nascimento (Zé do Norte), não só precisa ser lembrado como também merece ser homenageado, assim como se faz em "Lua Bonita".

CD LUA BONITA E AS VOZES CONVIDADAS

A familiaridade com a música de Zé do Norte levou Socorro a um passeio prazeroso no que diz respeito a este trabalho, finalmente realizando o seu desejo de gravar um disco com músicas do artista. O CD Lua Bonita, produzido por ela mesma, traz as vozes especialmente convidadas de Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Sandra Belê, Vanja Orico e Zé Paulo Medeiros.

A cantora e atriz Vanja Orico - que estreou no cinema no filme “Mulheres e Luzes” do italiano Frederico Fellini – participou, juntamente com Zé do Norte, do filme O Cangaceiro, de Lima Barreto, premiado em Cannes (1953). No CD Lua Bonita ela canta, com Socorro, a mesma canção Sodade Meu Bem Sodade que cantou numa cena inesquecível de O Cangaceiro, no papel de Maria.

Os arranjos são do músico baiano Júlio Caldas em colaboração com os instrumentistas Lifanco, Olívio Filho, Ricardo Vignini, Zé da Flauta, Cássia Maria, Rosa Macedo, Ana Eliza Colomar, Jorge Ribbas, Bruno Serroni que colaboram no disco.

O Banco do Nordeste, através do seu ambiente de comunicação, patrocina e edição do CD Lua Bonita. Vendas e distribuição pela Tratore: www.tratore.com.br


SABER MAIS
www.socorrolira.com.br
www.zedonorte.blogspot.com

PARA OUVIR
www.myspace.com/socorrolira


REPERTÓRIO CD LUA BONITA

“Meu Pião” (Zé do Norte) coco ;
“Rainha de Tamba” (Zé do Norte) maxixe;
“Flor do Campo” (Zé do Norte/Manoel Alexandre) xote,com Elba Ramalho como convidada;
“Mulher Rendeira” (Tradicional/Zé do Norte)cantiga de ninar;
“Balança a Rede” (Zé do Norte/Waldemar Gomes) coco, com participação especial de Sandra Belê;
“No Reino de Iemanjá” (Zé do Norte) macumba;
“São Jorge e a Lua” (Zé do Norte) canção choro, com Zé Paulo Medeiros como convidado;
“Sodade, Meu Bem, Sodade” (Zé do Norte) , toada com participação especial de Vanja Orico;
“Sapato de Algodão” (Zé do Norte) coco, com participação de Chico Corrêa;
“Vai Ver Quem Chegou” (Zé do Norte) carimbó;
“Lua Bonita” (Zé do Norte e Zé Martins) com participação especial de Geraldo Azevedo;
"O Poeta" (Zé do Norte) faixa bônus recitativa, do livro Brasil Sertanejo, também de autoria de Zé Norte.


ASSESSOIRA DE IMPRENSA
Graciela Binaghi - gracielabinaghi@uol.com.br
(11) 9174 4484; (11) 3287 6734
São Paulo - Brasil


PARA CONCERTOS DE LANÇAMENTO CONTACTAR
PRODUÇÃO - LIRAPROCULT
socorrolira@socorrolira.com.br
(11) 9179 6483; (11) 4102 3768
São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você sabe sobre o cmpositor Zé do Norte?