segunda-feira, 12 de julho de 2010

JORNAL O NORTE (PB)

Socorro Lira canta Zé do Norte, no São João de João Pessoa.

William Costa,28 de junho de 2010.

Quem quiser dançar, pode dançar a vontade, mas o show que a cantora e compositora paraibana Socorro Lira faz hoje, a partir das 18h, no Ponto de Cem Réis, no centro da cidade, dentro da programação do São João de João Pessoa - O Melhor da Gente, promovido pelo governo municipal, é, na verdade, um concerto para se ouvir com muita atenção. É que a artista traz no repertório xotes, maxixes, cantigas, cocos, macumbas, canções-choros, toadas e carimbós do genial Zé do Norte (1908-1992), reunidos em seu novo disco, Lua Bonita, dedicado ao autor de 'Meu pião' e 'Sodade, meu bem, sodade'.


Lira preparou espetáculo para ser visto, ouvido e dançado com atenção Foto:Val Portásio/D.A Press
Em entrevista exclusiva, Socorro Lira revelou que queria fazer um disco em homenagem a Zé do Norte desde 2005, ano em que o jornalista e pesquisador musical Assis Ângelo, também da Paraíba, lhe apresentou à obra deste artista, cujo lugar de honra, na memória da cultura brasileira, ainda está por ocupar. "Eu ouvia Zé do Norte, ainda menina, pelo rádio (ela nasceu na zona rural do município de Brejo do Cruz, no interior da Paraíba), mas foi ao visitar o acervo de Assis Ângelo, em São Paulo, que cheguei a uma conclusão definitiva sobre esta bela e valiosa obra, tão necessária ao Brasil", disse.

A diversidade rítmica que caracteriza o legado de Zé do Norte logicamente está presente, também, no repertório de Lua Bonita. O disco tem as participações especiais de Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Sandra Belê, Vanja Orico e Zé Paulo Medeiros. A escolha dos parceiros foi feita com a ajuda de Geraldinho, durante um encontro entre Socorro e o cantor e compositor pernambucano, numa viagem de avião. "Foram indicações preciosas, as de Geraldinho, pois os artistas representam várias gerações de artistas brasileiros, todas totalmente identificadas com o cancioneiro popular e fãs incondicionais de Zé do Norte", elogiou.

Dá gosto ouvir Lua Bonita. Nele, Socorro Lira atinge a perfeição das coisas simples. O acompanhamento e os arranjos em nenhum momento são excessivos. Tambores, violões, flautas, congas, ganzás, sanfonas, cítaras de cabaça, guitarras, baixos e cellos se harmonizam com perfeição à cadência dos versos de Zé do Norte, sem falar no ornamento sonoro dos vocais, a lembrar que música popular é, essencialmente, produção coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você sabe sobre o cmpositor Zé do Norte?