sexta-feira, 15 de junho de 2012

Socorro Lira ganha Prêmio da Música Brasileira


Socorro Lira ganha Prêmio da Música Brasileira, como melhor cantora, na categoria regional.


Atenção, espalhem a boa nova e digam aos quatro ventos que a Paraíba tem motivo mais do que suficiente para fazer festa desde ontem à noite, quando uma de suas filhas mais talentosas e queridas, Socorro Lira, ganhou reconhecimento nacional ao ser agraciada com o disputado prêmio de Melhor Cantora, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 
O prêmio, entregue sob uma chuva de aplausos e vivas, deveu-se à excelência de qualidade de um de seus discos, o CD Lua Bonita – Zé do Norte 100 Anos, que foi gravado entre 2008 e 2010, com patrocínio do Banco do Nordeste, e lançado oficialmente em 2011, em homenagem ao esquecido compositor e intérprete - seu conterrâneo - Zé do Norte, de batismo Alfredo Ricardo do Nascimento, que morreu no começo do ano de 1992.
É dele, Zé, a música que dá título ao disco de Socorro e a adaptação da toada-baião Mulhé Rendeira, gravada inúmeras vezes no Brasil e no Exterior desde o seu lançamento na trilha sonora do filme O Cangaceiro, de Lima Barreto. 
Mulhé Rendeira foi gravada pela primeira pelo cantor Homero Marques, com acompanhamento do conjunto musical paulistano Demônios da Garoa, em 1953.
A premiação como Melhor Cantora é um reconhecimento tardio, mas bem-vindo, do corpo de jurados da 23ª Edição do Prêmio de Música Brasileira ao enorme talento de Socorro Lira.
Concorreram ao Prêmio artistas escolhidos numa lista de mais de 700 nomes. 

Assis Ângelo, jornalista e escritor. 

Um comentário:

O que você sabe sobre o cmpositor Zé do Norte?